História da Índia Invasões Europeia

Invasões Europeia

as riquezas do país em diferentes culturas, a riqueza em especiarias e minerais - fez dele um alvo de invasão e colonização por potências européias a partir do século XV.

O Português foram os primeiros europeus a estabelecer na Índia, em Goa, no século XV (1498). Os europeus chegaram antes mesmo do Mughals. A empresa holandesa East India foi fundada em 1602 e se estabeleceu o comércio de especiarias e fábricas em Cochin, Nagapatinam e Agra. Eles não tinham quaisquer ambições militares para a Índia. Em 1613, a British East India Company, uma empresa comercial, iniciou a sua primeira feitoria em Gujarat. Mais tarde no século, a East India Company abriu estações permanentes de negociação em Madras, Bombaim e Calcutá, cada um sob a proteção de governantes nativos.

Enquanto isso, em torno de 1644, o comércio francês estabeleceu com a Índia. Pondicherry foi o centro dos assentamentos franceses. Outras fábricas francesas e assentamentos estavam em Surat, a sua primeira feitoria em 1666, depois Masulipatanam, Karikal, Chandernagore em Bengala e Mahe na costa do Malabar. A luta para estabelecer a supremacia no comércio resultou em guerras entre o Inglês eo Francês no Deccan. A última das três sucessivas guerras Carnatic entre eles, 1746-48, 1748-54 e 1758-63, além disso selou o destino das possessões francesas na Índia

Em 1757, na Batalha de Plassey, Robert Clive, um funcionário da Companhia Britânica das Índias Orientais, derrotou o nababo de Bengala, Siraj-ud-Daulah e estabeleceu sua soberania política na Índia. Foi um passo importante no sentido da eventual dominância britânica do país. A Primeira Guerra de Independência (dos sipaios Mutiny) ou a primeira grande rebelião indígena contra os ingleses após a batalha de Plassey teve lugar em 1857. Embora os rebeldes conseguiram capturar territórios na planície do Ganges, foi recapturado pelos britânicos, ea rebelião foi esmagada completamente em meados de 1858. O governo britânico assumiu o controle da Índia, da East India Company. Grã-Bretanha, então governava a Índia com os governantes locais para mais de trezentos anos.

0 comments:

Design by Blogger Templates